Carta aberta do Cursinho Hebert de Souza

O Cursinho Herbert de Souza, com 18 anos de existência ininterrupta, e seus parceiros vem por meio desta Carta Pública denunciar à sociedade A VENDA (sob matrícula nº143113) DO TERRENO onde está a sua sede (Rua Dusolina Leone Tournieux, Vila União – Campinas/SP). Essa venda foi realizada sem nenhum debate ou consulta pública, e pode gerar a extinção desse equipamento, que cumpre a função social de garantia de acesso das classes populares à rede pública de ensino técnico e superior.
O Cursinho Herbert de Souza é um projeto social sem fins lucrativos e autogestionado, cujo objetivo é promover o acesso de estudantes da educação básica pública nas universidades. Ao longo de sua existência, cerca de 8 mil estudantes se prepararam para os exames de seleção, e grande parte ingressaram em universidades como UNICAMP, UNESP, USP e UFSCar, além de colégios técnicos como COTUCA, ETECAP e Bentão.
Atualmente, percebemos que a proposta educacional do Cursinho foi muito além do objetivo inicial de superação do vestibular. Ele tem se legitimado como uma alternativa efetiva e autônoma de democratização do conhecimento de maneira mais ampla, e muito além das formas oferecidas nos cursinhos e meios de comunicação tradicionais.
Diante da eminência de extinção do Cursinho com a venda do terreno, conclamamos os movimentos sociais e políticos comprometidos com a luta popular pela educação, e com a juventude negra periférica, a debater e somar-se à resistência, PORQUE HAVERÁ LUTA!
Assinam esta carta:
Projeto Herbert de Souza
Casa de Cultura Tainã
Rede Mocambos
FECONEZU
IBECA
Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Cursinho Flor de Maio
Cursinho TRIU
Maloca
Identidade - Grupo de Luta pela diversidade sexual
Aos Brados!! "A vivência digna da sexualidade"
Casa de Cultura Afro Fazenda Roseira
Socializando Saberes
Coletivo de Mulheres Negras Lélia González
Frente de Mulheres Negras Campinas
Samba das Minas
Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp (Cach Ifch)
Coletivo Pra Fazer Diferente - Unicamp
PSTU Campinas
ANEL
Núcleo de Consciência Negra da Unicamp
Cursinho Dandara dos Palmares
Cursinho Dercy Gonçalves
Cursinho Identidade Popular
Coletivo Domínio Público
Coletivo Feminista Rosa Lilás
Coletivo LGBT Cores
Coletivo de Negras e Negros Raízes da Liberdade
Rádio Muda
Juntos! Campinas

Add new comment