Principal

Apresentação

Historia

Programação

Textos

Eventos

Fotos

Quadrinhos

Downloads

Espaço Mudo

Discuta em
Radiolivre.org

Links

Contato


TEKSTO EN ESPERANTO


Escute a
Rádio Muda

Envie seus vídeos, audios, fotos, textos e entrevistas

Apóie a
Rádio Muda





Mídia
Independente


Projeto Metareciclagem


linux_small
Projeto GNU


Bem vindo ao site da Rádio Muda - FM LIVRE!
15 Anos no ar, mais de 250 programadores, 122 programas semanais, ao vivo para a Barão Geraldo em FM e para o Mundo via Web.

Nem legal, nem ilegal: LIVRE!

ESCUTE AO VIVO A RÁDIO MUDA
(listen live)

SALA DE BATE-PAPO DA MUDA
(chat room)

Telefone da Rádio Muda:
(19) 33877908

 


Final de semana bombando!!

14/03/2006


Neste final de semana foram realizadas duas atividades ao redor da Muda. No sábado rolou a reunião de Grade, que contou com a presença de muitos mudeiros. Foi um momento de confraternização, aprendizado e (claro) de definição da grade de horários deste semestre. No domingo alguns artistas trasformaram o exterior da Muda numa floresta transcendental!!

| veja fotos do exterior da rádio | veja a nova grade de horários da Muda |


Oficina de rádio livre dia 11/03

21/02/2006

Venha conhecer a rádio, ver como funciona o coletivo que gere uma rádio livre, aprender a mexer nos equipamentos, conversar, conhecer pessoas, e exercer o seu direito de se comunicar sem precisar pedir autorização do Estado ou de editores chefes.

No dia 11/03 na rádio Muda a partir das 14h

Vai rolar um almoço coletivo pré-oficina a partir das 12h, traga sua contribuição.

105.7MHz - Rádio Muda, renovada (-:

17/08/2005

 



Depois do coração e aorta revisados, estamos de volta em 105.7MHz, FM Livre.
E pela internet também.

 
Situação da Muda e Reunião de Grade!

07/08/2005





A Muda está muda à aproximadamente 1 mês, o mês de Julho, mês de férias acadêmicas...
...mas a Muda não morreu! Tá viva! A Muda não foi lacrada pela ANATEL! Ainda! A Muda não foi largada, desprezada e esquecida! Não foi!

A Muda tá ai! Tá lá, no "pau do Zefa"! Dentro da caixa d'água! Só esperando pra voltar a crescer, florescer e se reproduzir!

O que aconteceu, que ela parou tanto tempo, e até hoje não voltou???
Ela parou pra dar um trato, pra revitalizar, ela parou pra manutenção de seu coração, o transmissor...

Logo! Logo! Logo mesmo, a Muda estará novamente pelo ar! E estará recebendo novas mudinhas em sua grande flora, em sua grande grade de programas semanais, na tal, na Grande e Extraordinária Reunião de Grade do 2-Semestre de 2005!

Aguardem! Assim que a reunião for marcada pelos mudeiros um AVISO será deixado aqui
no site e no estúdio sub-aquático da nossa grande Muda.


 
Encontro Regional de Rádios Livres - SP

09/06/2005


Rádio Livre no Ataque!!!

A partir das demandas de discussão sobre repressão às Rádios Livres, os coletivos das Rádios Várzea e Xiado (SP), estão convidando seus amigos próximos Rádio Muda, Pega Eu, Fulana, RL São Carlos, CMI e interessados em geral para discutirmos, nos dias 10, 11 e 12/06, as práticas de liberdade no atual contexto de repressão às Radios Livres.

Além disso, este espaço de encontro possibilitará a discussão da construção ampla do Encontro de Rádios Livres de 2005.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Rádio Muda de volta à Internet!

09/06/2005


A rádio ficou por um tempo sem poder realizar o streamming (transmissão de rádio livre via-web), devido a ausência de nosso receiver que havia pifado de vez, até conseguirmos levantar um tutu para a compra de um novo, demorou um pouco, afinal somos uma organização sem fins lucrativos e sem qualquer vínculos com isntituições e orgãos do tipo, todo sustento da rádio, depende da ajuda voluntária de seus programadores (os mudeiros) e apoiadores do movimento de Rádios Livres.

Depois de um tempo mudo nas ondas internéticas do mundo a fora, estamos novamente transmitindo via web a Rádio Muda. Ao vivo e sem interferências!!!

Para nos ouvir pela internet, siga os passos descritos em ESCUTE AO VIVO A RÁDIO MUDA. É fácil e faz bem!!

RÁDIO MUDA! Programção livre, sem qualquer forma de censura ou controle programacional, DAQUI PARA QUALQUER LUGAR DO MUNDO!!!

 

OFICINA DE RÁDIO LIVRE

09/03/2005


Oficina de rádio livre Sábado dia 12/03/2005 

a partir das 12h na rádio Muda



DIVERSÃO É POLÍTICA !

28/08/2004

Rádio por prazer, dançar ou gesticular enquanto fala no microfone!!! Pula e bate a cabeça no teto... Em que outro tipo de rádio, a não ser em uma rádio livre, você pode chamar os amigos para curtir um som, dar umas risadas, debater sobre qualquer assunto e ainda “compartilhar o clima” com quem está ouvindo através das ondas radiofônicas em FM e também com quem está em qualquer outra parte do mundo, conectado na Internet?!

 

Rádio Livre = Respeito à diversidade 

 

= inevitável programação de qualidade

O funcionamento da Rádio Muda permite que aqui se escreva tanto do ponto de vista do ouvinte de um programa de rádio quanto de um produtor, programador e locutor. Isso porque, em uma rádio livre, não há como dissociar estas três últimas funções da figura do ouvinte.

Daí uma pequena noção da questão: “Pra quê servem os especialistas?”. Um depoimento: “Os melhores programas são aqueles que eu faço pra mim mesmo”, diz um deslumbrado programador mudeiro depois de sair atordoado por causa do som no talo dentro do estúdio da rádio. 

 “Sonzeira, sonzeira, sonzeira”... – a ausência de uma linha editorial e de uma discussão autoritária sobre que tipo de música pode ou não tocar na rádio até hoje fez com que a maioria dos programas trouxessem aos toca-discos e toca-CD’s uma programação musical de primeira qualidade. É o benefício que traz o respeito à diversidade de gostos e estilos e que deve ser um dos fundamentos da rádio livre.

Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui

Espaços Mudos + VÍDEO

28/08/2004

O projeto é ambicioso e a atitude necessária. Pessoas do coletivo promoveram, nos últimos meses, três edições de um encontro chamado Espaço Mudo, criado para reunir as pessoas que estão envolvidas com o que se chama de Rádio Muda. Eventos e intenvenções culturais para continuarmos tomando a palavra! A quarta edição vem aí: até o começo de setembro ele acontece!! 

O primeiro teve projeção de filme lotada. Experimentação, sampler, banda de garagem, DJ, "Surplus" e ativismo na veia. Movimento Estudantil de verdade. Só??? O segundo teve link direto com a rádio e balada radiofônica transmitida do local da festa pro estúdio e do estúdio pra Zona Norte de Campinas... Streaming para o mundo... O mundo no Espaço Mudo? Quer mais??? Te digo: Transmissão da balada em ondas televisivas... 

 

VEJA O VÍDEO clicando na extensão que preferir:  .mov - para ver direto com o Mplayer (ou com o Quick Time - se você ainda não usa software livre)... ou baixe o arquivo pra ver em qualquer tocador em .mpg, com 73Mb e melhor resolução, se quiser...

 

O terceiro Espaço Mudo rolou no fim de junho...  e agora teremos o quarto... 

 

 

Muda tem 90 programas semanais para 2º semestre de 2004

28/08/2004


Na reunião de grade do dia 23 de agosto de 2004, aproximadamente 90 programas foram confirmados para rolar até pelo menos março de 2005. Tem até um pessoal da Rússia que vai fazer programa nesse semestre...

 

Portas sempre abertas:

 

Quem quiser começar a coexistir com a diferença em ondas sonoras radiofônicas: Prédio da graduação do IFCH, Unicamp, a partir das 18h. 


Encontro de Rádios Livres 2004 em Floripa

05/08/2004


Para o próximo encontro de rádios livres que acontecerá em Floripa-SC de 9 a 12 de outubro, propostas de temas e atividades estão sendo debatidas no wiki encontro.radiolivre.org

 

 

 

 

Alunos do Padre Silva visitam a Rádio Muda

23/05/2004

Alguns alunos da escola municipal Padre Francisco Silva visitaram o estúdio da Rádio Muda nesta última quinta-feira. Estes alunos fazem parte de um projeto de rádio-escola, pioneiro entre as escolas municipais de Campinas. A Rádio da escola se chama Espaço Aberto FM, pega num raio de 2 kilometros e funciona algumas horas por semana dentro do laboratório de informática, buscando se comunicar com a comunidade entorno da escola.

 

Mesmo o estúdio da Muda estando um pouco detonado, os alunos puderam participar de uma discussão ao vivo, depois fizemos uma roda e discutimos muito o conceito de Rádio Livre, o sistema de concessões para a utilização do espectro e a liberdade de expressão.

 

No final assistimos aos vídeos produzidos por um coletivo da Muda e finalmente Bandejamos!

 



Encontro de Rádios Livres

19/11/2003

A Rádio Muda está promovendo a realização do Encontro de Rádios Livres nos dias 20 a 22 de novembro. O Encontro é sem fronteiras e aberto, voltado para ativistas e pessoas interessadas em rádios livres, comunitárias e outras mídias alternativas, e será realizado na rádio Muda e no SUBA, espaço ocupado pelos estudantes desde o dia 20 de outubro na Unicamp.

O objetivo do encontro é debater o conceito de rádio livre e os mais variados temas relacionados, tais como rádio arte, webrádio, autogestão, legislação e as estratégias para a formação das redes descentralizadas de mídias alternativas. A Muda está procurando organizar o Encontro de maneira horizontal, estando todos os interessados convidados a participar da elaboração da programação do evento, a partir da proposta inicial que está sendo divulgada. O último encontro de rádios livres que se tem notícia foi realizado em 2000, também na Unicamp.

 

Global MUDA Local... Local MUDA Global

11/08/2003

Microfones abertos. Rádios livres. Estúdio de portas abertas. Conceitos a serem discutidos. Participação da comunidade. Apropriação e utilização livre das tecnologias de comunicação. Reunião de grade. Produção de cultura.


Diversidade no ar!


No segundo semestre de 2003, são mais de 200 pessoas envolvidas com a rádio situada na praça central do campus da Unicamp, realizando cerca de 120 programas diferentes por semana. Só essa participação ultrapassa a noção de que a rádio não tem alcance. A discussão aqui é audiência x participação: é quantidade x qualidade. É consumo x produção, passividade x atividade. É consumidor x humano...

Leia aqui a íntegra do texto.


 

- Veja notícias antigas... -

 

(c) Copyleft Rádio Muda
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.